Tapete higiênico: como ensinar seu cão a usar
Não encontrar mais espalhados pela casa o coco e o xixi do seu cãozinho, é o sonho de muitos donos. Mesmo com o tapete higiênico, alguns animais têm dificuldade de fazer suas necessidades no lugar certo. Por isso separamos abaixo algumas dicas para te ajudar nessa missão. Mas lembre-se, qualquer tipo de adestramento exige muita paciência, e persistência.
Escolha o local do tapete higiênico
Primeiro de tudo, é importante escolher um local da casa onde ficará o tapete higiênico. Pense que aquele canto será o “banheiro do seu pet”. O ideal é que seja sempre o mesmo lugar e que ele esteja distante, do local das refeições e do descanso.
Alguns donos se sentem confortáveis em manter o animal em um local menor, e ou dentro de um cercadinho por alguns períodos do dia, até que ele se acostume com o tapete higiênico.
Ou se preferir, ainda poderá deixá-lo livre, e espalhar muitos tapetinhos e jornais pela casa. Com o passar dos dias, conforme ele for assimilando o lugar certo, você pode ir reduzindo a quantidade dos produtos espalhado.
Crie uma rotina
Para que o animal aprende a usar o tapete higiênico, é preciso que ele tenha uma rotina. Então o habitue ao horário de dormir, comer, brincar e principalmente de fazer suas necessidades. Filhotes tendem a fazer xixi e cocô logo após comer. Cães adultos costumam demorar de 15 a 30 minutos. A dica é que após as refeições, o dono coloque o cão em uma área restrita que tenha o tapetinho, e fique por perto até que o animal urine ou defeque.
Seja paciência
É normal que o animal erre de vez em quando, certamente ele não vai aprender do dia para a noite, a usar o tapete higiênico, mas não desista. É preciso persistir, e evitar de dar broncas. E de forma nenhuma, esfregue o focinho do cão no xixi ou cocô. Isso não vai ajudar, já que ele não vai compreender, e talvez ainda atrapalhe ele aprender o local certo.
Faça associações positivas
Além da paciência, é preciso também reconhecer todos os acertos do animal. Por isso, sempre que ele conseguir, invista em associações positivas. Faça dancinhas, pule, bata palmas, faça carinho, dê petiscos e outros. Além de deixar seu cão feliz e com boas lembranças sobre aquele ato, ainda é o melhor caminho para que ele aprende de forma definitiva, que deverá sempre fazer suas necessidades no tapete higiênico.
E então, como anda o treinamento do seu amiguinho. Desejamos boa sorte!