fbpx

Seu cachorro é mais feliz passeando

Você sabia que a falta de exercício é a maior causa de distúrbios comportamentais como lambedura, latido excessivo e hiperatividade em cães? Eu vou te apresentar um tratamento muito simples e barato: passear com seu cachorro.

Eu tenho certeza que seu cãozinho ama o aconchego do seu lar,

mas você já imaginou passar uma semana inteira trancado dentro de casa? Ou um mês? Um ano quem sabe? Você provavelmente iria ficar bem deprimido e começar a ter crises de ansiedade ou talvez até depressão, e com ele não é diferente.

No seu habitat natural, com a matilha, seu filho peludo passaria o dia caminhando atrás de comida e água e ao final do dia, estaria orgulhoso e confiante de si mesmo. Enquanto dentro de casa, sem fazer nada o dia inteiro ele pode acabar se sentindo inseguro e incapaz.

Com muita frequência ouço meus clientes reclamando que seus cães estão roendo móveis e roupas. Além disso, dizem que latem descontroladamente, que não sociabilizam com outros cães, e muitos outros incômodos. Todas essas questões estão relacionadas com uma falta de equilíbrio e excesso de energia que os nossos cães acabam acumulando.

A melhor maneira de oferecer bem-estar e ajudar seu amigo a extravasar essa energia é levando ele para passear. Aqui vou listar algumas dicas para que o passeio aproxime vocês, seja benéfico e prazeroso.

DICAS PARA UM PASSEIO SAUDÁVEL

• Você é quem deve levá-lo para passear e não o contrário. Os cães devem andar sempre na mesma linha ou  atrás dos seus tutores, mas nunca na frente, liderando o passeio.

• Mostre que você está guiando. Caso seu cão tenha o habito de puxar, faça uma curva ou vire em uma esquina, algo que mostre que quem está guiando o passeio é você. Outra alternativa é chamar atenção com algum som ou com um toque e fazê-lo voltar ao seu lado, assim ele irá entender.

• Iniciem o passeio relaxados. Ao pegar a coleira, espere ele ficar calmo para iniciar o passeio. Assim ele perceberá que somente quando estiver relaxado que o passeio irá começar.

• O passeio visa o exercício físico. Os 40 – 60 minutos devem ser de caminhada. Paradas para cheirar postes e árvores não devem estar incluídas nesse tipo de passeio porque ele visa o gasto de energia.

• Leve sempre um pouco de água potável. Para ele e para você.

• Não caminhe nos horários de sol/calor intenso. Além de machucar as patinhas, os cães podem sofrer de hipertermia, principalmente raças braquicefálicas, como shih-tzu, pug, buldogue francês, buldogue inglês..

• Não permita a falta de foco como  latidas para cães e pessoas. 

• Ande sempre com a guia, assim a saúde física do seu pet estará garantida.

• Saúde em dia. É importante que as vacinas do seu pet estejam em dia, bem como anti-pulgas e vermífugo.  Filhotes devem aguardar a liberação do médico veterinário.

Como resultado, você notará claramente as mudanças positivas no comportamento dele e na relação de vocês. Você e seu cachorro estarão mais conectados, equilibrados, saudáveis e felizes.

Se você ainda tem alguma dúvida, deixe nos comentários!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.