fbpx
limpeza de tártaro em cães

Limpeza de tártaro em cães: como tratar esse problema?

Assim como nós humanos, os pets também precisam de cuidados com a saúde bucal.

A limpeza de tártaro em cães não é levada a sério por grande parte dos donos, mas a falta de higienização pode causar muitos problemas.

Veja abaixo dicas para tratar o problema.

Como identificar o tártaro?

O tártaro nos cachorros, nada mais é, que a formação de uma placa bacteriana decorrente do acúmulo de restos de comida, semelhante ao problema bucal das pessoas.

Na maioria dos casos, a formação das placas é praticamente inevitável, por isso é tão importante a frequente limpeza de tártaro em cães para evitar a evolução do quadro.

É possível identificar o tártaro por meio do mau hálito e manchas amareladas ou esverdeadas nos dentes. Em alguns casos, o animal também apresenta dificuldade de mastigação e dores.

Quais os riscos do tártaro?

O excesso de bactérias na boca, pela falta da limpeza de tártaro em cães, pode levar à doença periodontal e à gengivite, causando dor e dificuldade de mastigação.

As gengivas ficam inflamadas e vão se retraindo, consequentemente a raiz do dente fica exposta, enfraquecendo a união dos ossos. Dessa forma, o processo avança até, por fim, ocorrer perda das peças dentais.

Muito mais grave é quando as bactérias migram para outras partes do corpo, provocando infecções graves com risco de doenças cardíacas, renais, intestinais e pulmonares que poderão levar o animal a óbito.

Como fazer a limpeza de tártaro em cães?

Talvez não seja possível evitar completamente a formação das bactérias. Mas, com algumas ações de limpeza de tártaro em cães, é possível adiar a evolução do problema.

Escove os dentes do pet, no mínimo, 3 vezes por semana com produtos específicos;

– Ofereça ao seu animalzinho petiscos especiais e rações anti-tártaro;

– Leve o cachorro em consultas regulares para avaliação da saúde bucal;

– Estimule atividades físicas e forneça bons alimentos, afinal, uma boa saúde física sempre ajudará a prevenir possíveis infecções e doenças.

Para os casos em que a placa já está instalada é preciso fazer a limpeza de tártaro em cães, no veterinário, mediante anestesia para cirurgia de remoção da placa bacteriana.

Viu só como é importante cuidar da saúde bucal do seu amiguinho? Com toda certeza, você sempre quer ver seu cão saudável e feliz.

No nosso site temos disponíveis produtos para limpeza de tártaro em cães, e muitos brinquedos para seu pet. Acesse e confira.

Compartilhar