fbpx
doenças articulares

Doenças Articulares em cães: entenda sobre o assunto

No outono devido o clima frio e umidade, é mais comum aparecerem  sintomas de doenças crônicas articulares em cães que afetam a coluna, e a osteoartrite, mais popularmente chamada de artrose. Sabe como identificar essas doenças e cuidar bem do seu amigo para amenizar os sintomas e dores.

O que são doenças articulares em cães?

As doenças articulares em cães, como o próprio nome sugere, são todas as doenças que afetam as articulações. Elas podem originar desgaste das articulações e cartilagens, alterando de maneira significativa a saúde e rotina do animal. Embora a maioria dessas doenças ocorra com mais frequência em animais idosos, em estações mais frias, as doenças articulares degenerativas, também podem ocorrer em animais mais jovens.

As doenças articulares em cães podem ser classificadas como: agudas quando acontece de maneira rápida e intensa, com a necessidade de tratamento até a cura. Ou crônicas, quando não há uma cura imediata.

Quais são os sintomas?

Assim, é possível identificar os sinais de doenças articulares em cães , quando observar:

  • Dificuldade para andar: andar mais lento, mancando.
  • Dificuldade para beber água ou comer: dor e desconforto ao se abaixar para ir até os vasilhames de alimentos.
  • Dificuldade para dormir: não achar uma posição confortável sem dores.
  • Mudanças no comportamento: o animal fica mais quieto e isolado em decorrência das dores ao se movimentar.

Se perceber alguns desses sintomas, pode ser sinal de doenças em cães, então o mais indicado é procurar imediatamente o veterinário.

Qual o tratamento?

Para todas as doenças articulares em cães há tratamento. Para algumas há cura total e outras não. Além de medicamentos, que será prescrito pelo veterinário de acordo com cada doença, ainda podem ser realizadas terapias complementares como, por exemplo, fisioterapia, acupuntura e hidroginástica.

Há alguma doença articular mais comum?

A artrose em cães é uma das doenças articulares mais comuns. Na artrose a cartilagem que separa e amortece a ligação dos ossos que tem contato se desgasta e, portanto, a articulação começa a ficar doente, provocando dores e comprometimento da mobilidade. A raça, idade, estilo de vida e fatores hereditários podem causar a artrose em cães.

Como em outras doenças articulares em cães, o remédio para artrose pode ser natural (vitaminas, colágeno) , e ou um medicamento anti-inflamatório.

Como evitar as doenças articulares?

Para prevenir as doenças articulares em cães é possível portanto adotar práticas para fortalecer a musculatura do animal, e  também evitar situações com risco de lesões.

  • Suplementações específicas: minerais e vitaminas podem contribuir para a saúde do pet.  
  • Mantenha o cão aquecido: o frio força as articulações.
  • Cuidado com o peso: animais acima do peso ideal, sobrecarregam as articulações.
  • Evite atividades perigosas: ao brincar com seu cão, cuidado com pulos altos e ou corridas em locais escorregadios.

Além desses cuidados, é essencial fazer consultas preventivas com seu veterinário de confiança para evitar as doenças articulares em cães. Esperamos que vocês tenham dias de muita diversão e saúde.

Gostou do artigo? Então siga nossas redes sociais e veja outros conteúdos sobre pets e bem-estar.
 Facebook e Instagram

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.