fbpx

Dermatite Canina e Coceira: Causas e Tratamentos

Vamos começar a abordar hoje, um dos assuntos que mais tiram a qualidade de vida dos nossos pets: a coceira

Quem tem em casa um cachorro que se coça muito, sabe a aflição que dá ver ele coçar e lamber. A propósito, você sabia que a lambedura das patas também é uma forma do seu pet  coçar? Isso mesmo. Ouço com bastante frequência os tutores se queixarem que seu cachorro lambe muito as patas ou reclamarem da cor dos pelos, que ficaram escuros devido a lambedura constante.

As principais causas de coceira em pets são:dermatite canina

  • A dermatite alérgica a picada de pulgas e carrapatos
  • Dermatite trofoalérgica (ou alergia alimentar)
  • Dermatite atópica (atopia)

Nesse post vou começar a  falar um pouco sobre cada uma delas, para vocês entenderem melhor o que acontece com os seus pets e como ajudar eles a terem uma vida melhor.

Dermatite alérgica a picada de ectoparasitas (DAPE)

No dia a dia da clínica, vejo que muitos dos meus clientes se sentem ofendidos ou envergonhados quando digo que o seu animalzinho está com pulgas ou carrapatos. Alegam que seu pet não tem pulgas, pois muitas vezes não conseguem visualizar elas. Uma dica é procurar pelas fezes das pulgas que aparecem como pequenos pontinhos pretos entre os pelos, principalmente próximo ao rabinho e pescoço. Em gatos pode ser ainda mais difícil encontra-las, pois eles se lavam muito e removem inclusive as fezes que poderiam indicar a presença dos parasitas. Eles dizem que seu pet vive dentro de casa, que dorme na cama e que toma banho toda semana. Fiquem tranquilos! De forma nenhuma nós pensamos que a sua casa é suja. Todo animal que frequenta pet shop, banho e tosa, hotéis, creches, que faz passeios ou  tem contato com outros pets, está sujeito a ter pulgas e carrapatos.

Há diferença entre a  infestação de ectoparasitas, que causará irritação na pele do animal, mesmo que ele não seja alérgico. E à alergia a picada de pulgas/carrapatos que irá causar a coceira e inflamação/vermelhidão da pele mesmo que seu pet só tenha tido contato com uma ou duas pulgas.

O principal sinal da dermatite alérgica a picada de ectoparasitas é a coceira intensa, principalmente na região próxima a cauda do seu pet, barriga e patas traseiras. A pele aparece com: vermelhidão, bolinhas, pequenas “espinhas” e o pelo fica mais ralo. Essas lesões na pele deixam ela suscetível a infecções secundárias por bactérias e fungos que devem ser tratadas também.

Outras complicações:

Além da inquietude e perda da qualidade de vida, dependendo da gravidade, você sabia que a infestação por pulgas/carrapatos pode causar complicações ainda mais sérias? Isso mesmo!

  • As pulgas podem transmitir vermes intestinais que causam coceira no ânus e que aparecem como vermes achatados nas fezes;
  • Nossos pets podem diminuir o apetite e perder peso;
  • Ectoparasitas transmitem doenças que causam anemia e que podem ser fatais para o nossos cachorros e gatos;
  • Causam bruxismo e desgaste dos dentes devido ao mordiscar excessivo, entre outros.

É essencial manter os pets sempre livres de pulgas e carrapatos para prevenir todos esses problemas. É importante lembrar que a infestação por pulgas também é uma zoonose, ou seja, pode ocasionar problemas para as pessoas também.

A solução:

  •  O controle do ambiente é essencial, uma vez que cada pulga coloca até 2 mil ovos durante a vida. A forma resistente sobrevive até 6 meses, quando se transforma em pulga e volta a infestar nossos pets. De todas as formas da pulga, somente 5% estão no animal enquanto 95% estão no ambiente.
  • Controle de todos os animais da casa. Todos os animais devem estar livres de pulgas e não somente os alérgicos.
  • Na minha experiência clínica, os ectoparasiticidas mais eficazes e práticos são os comprimidos Bravecto e Simparic, bem como a Seresto.

Somente dessa forma iremos cortar o cilo de vida e evitar sua proliferação.

É preciso diferenciar a dermatite alérgica a picada de ectoparasitas de outras alergias, bem como reconhecer as complicações. Seu veterinário de confiança vai te ajudar a resolver esses problemas e dar qualidade de vida para o seu pet.

Compartilhar