fbpx

Coprofagia: O que fazer se seu cachorro come fezes

COPROFAGIA – POR QUE OS CACHORROS COMEM FEZES?

Olá, hoje vou falar um pouco sobre coprofagia, o hábito de comer fezes, um assunto que causa bastante nojo nos tutores de cães.

Como veterinária e mãe de shih-tzu, sei muito bem como esse comportamento é desagradável.

A verdade é que ninguém sabe ao certo porque os cães fazem isso, mas vamos falar sobre as possíveis causas e as formas de fazer seu cão parar de ingerir as próprias fezes ou de outros animais.

As principais raças que apresentam esse comportamento em alguma fase da vida são os retriviers (como labrador, golden,..), os lhasa-apso e os shih-tzus.

POSSÍVEIS CAUSAS PARA SEU CÃO COMER FEZES

  • Fome: alimentar o seu cachorro mais de uma vez ao dia ajuda a prevenir esse hábito.

  • Deficiênca nutricional: cães que não tem uma dieta balanceada podem acabar desenvolvendo esse hábito. Dê sempre ração de boa qualidade ou comida prescrita por veterinário.

  • Digestão inadequada de nutrientes: pode ocorrer se o seu filho peludo não produz algumas enzimas corretamente. O alimento não é bem digerido e ele tenta “reaproveitar” os nutrientes comendo o seu cocô.

  • Verminose: cães não vermifugados corretamente ou frequentemente, podem desenvolver deficiências nutricionais e acabar comendo as fezes.

  • Maternidade: nesta fase, enquanto os filhotes defecam no “ninho” é natural que as mães comam as fezes  para manter o ambiente limpo.

  • Punição: você sabia que punir o seu cachorrinho por ele fazer cocô no lugar errado pode fazer com que ele coma fezes? Isso mesmo. Quando você o xinga, ele nem sempre entende que é devido ao local inapropriado. Assim ele pode passar a comer as fezes, como uma tentativa de esconder as “provas” do “crime”.

  • Higiene: se o seu cão vive em local pequeno, como uma lavanderia, ou um canil, ele pode passar a comer as próprias fezes por querer manter o local onde ele vive limpinho.

  • Cocô de gato: Os cães simplesmente amam essa iguaria. Brincadeiras à parte, pode estar relacionado a presença de proteínas mal digeridas nas fezes.

 O QUE FAZER PARA ACABAR COM A COPROFAGIA

Agora que já falamos sobre as principais causas para eles comerem cocô, o que podemos fazer?

  • Leve seu cão para passear! Diminuir o tédio irá ajudar, não só com a com esse hábito tão desagradável, mas também com todas as outras alterações de comportamento.

  • Tente não manter ele em local muito pequeno, além disso mantenha o ambiente onde ele vive sempre limpo.

  • Quando ele não defecar no lugar certo não exagere na punição porque ele pode associar o cocô á punição. Uma maneira mais fácil de ensiná-lo é parabenizá-lo quando ele acertar o local.

  • Observe se alguns petiscos ou rações não fazem ele comer mais as fezes. Às vezes o excesso de palatabilizante pode deixar as fezes mais atraentes.

  • Alimente seu peludo duas a três vezes ao dia. Além disso, caso você tenha mais cães, certifique-se de que ninguém está “roubando” a comida dos outros.

  • Caso o seu cachorro coma fezes de gato, mantenha a caixa higiênica fora do seu alcance ou compre caixas fechadas. Assim as fezes de gatos estarão inacessíveis.

  • Existem medicamentos que possuem enzimas para melhorar a digestão e deixar as fezes amargas (como este)  ou apenas para deixar as fezes amargas (como este). Meus pacientes tem ótimos resultados com eles. Mesmo que só um cachorro coma fezes, todos deverão tomar para que as fezes dos outros também não sejam atrativas. Evite usar receitas caseiras, além de muitas não funcionarem, podem fazer mal ao seu cão.

Além disso, o que posso dizer é que muitos cães, principalmente os shih-tzus podem apresentar esse hábito durante a infância, mas a maioria tende a parar com o tempo e os cuidados necessários.

Se você ainda tem alguma dúvida, deixe nos comentários!

 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.