fbpx

Castração de cachorros e gatos. Devo castrar? Qual o melhor momento?

Olá, hoje vou falar um pouco sobre a castração de cães e gatos. Eu sempre indico a castração para os meus clientes, exceto quando eles desejam a reprodução. É comum a apreensão por saber que seu pet irá passar por uma anestesia geral e cirurgia, mas vou mostrar hoje que há outros riscos caso não sejam castrados. Além disso, a medicina veterinária tem avançado muito, o que reduz as chances dessa cirurgia trazer grandes riscos.

Benefícios da castração em cachorros:

* Reduz agressividade, eles ficam mais mansos.

* Reduz xixis e cocôs em locais inadequados.

* Reduz as chances de brigas.

* Aumenta a expectativa de vida.

* Evita gravidez e cruzamentos indesejados.

* Prevenção e tratamento da piometra (infecção de útero).

* Prevenção e tratamento de tumores de útero e ovário.

* Prevenção e tratamento de prostatites, hiperplasia da próstata e adenomas perianais em cães.

* Prevenção de tumores de testículo em cães, que pode acometer 29% dos machos adultos.

* Elimina as alterações hormonais que prejudicam o tratamento da epilepsia e diabetes melito.

* Redução da incidência de tumores de mama:

o Em cadelas castradas após o terceiro cio a incidência é de 26%, cadelas castradas entre o 2º e 3º cio a incidência é de 8%, já nas castradas antes do 1º cio esse número cai para 0,5%.

o Em gatas castradas até os seis meses de vida há redução de 91% na incidência de câncer de mama, já nas castradas entre o 1º e o 2º ano de vida esse número cai para 11%.

* Em gatas e gatos há redução da possibilidade de desenvolverem asma, gengivite e hiperatividade.

* Diminui muito a exposição e o risco de contrair doenças, principalmente em gatos, pela redução de contato com outros ainmais.

Qual a melhor idade para a catração?

Eu aconselho a castração dos meus pacientes quando já estão quase atingindo a maturidade sexual. Nos cães isso occore próximo aos 6 meses e nos gatos ocorre aproximadamente aos 5 meses.

A castração de animais muito jovens, antes de 4 meses, pode interferir no desenvolvimento. Cadelas castradas muito jovens tem maior probabilidade de desenvolver incontinência urinária e desenvolvimento inadequado da genitália, o que a predispõe a vaginites, dermatites e acúmulo de urina.

Muitas pessoas se preocupam com a recuperação e também com a obesidade após a castração. Na minha experiência, animais castrados antes de um ano de vida são os que se recuperam mais rápido, a maioria não demonstra mudança no comportamento ou rotina, mesmo nos primeiros dias após a cirurgia. Além disso, quanto a obesidade, se você continuar oferecendo a quantidade indicada de alimento conforme o peso do seu pet e praticar exercícios físicos, tão importantes para a saúde mental e física deles, não haverá ganho de peso significativo.

E se o meu pet já não é mais tão novinho? Ainda é aconselhável a castração a fim de prevenir tantas outras enfermidades. É sempre mais seguro fazer a cirurgia eletiva, do que a cirurgia terapêutica em um animal que já está com problemas de saúde.

Espero ter ajudado a esclarecer e mostrar para vocês que a castração é um ato de amor e cuidado. Castre  com o seu médico veterinário de confiança para que seu pet receba todos os cuidados necessários e merecidos. Quem ama, cuida.

Compartilhar