fbpx
cuidar do cão no verão

8 dicas para cuidar do seu cão no verão

 

A estação do sol é a escolhida por muitos para diversão e descanso, porém também é preciso redobrar a atenção ao cuidar do cão no verão.  É importante tomar algumas precauções para garantir que o seu dog esteja sempre fresco e sem risco de insolação. Abaixo selecionamos 8 dicas para te ajudar nesses cuidados.

Mantenha seu cão hidratado

A hidratação é ainda mais importante em períodos quentes para conseguir manter a temperatura corporal. Por isso para cuidar do cão no verão é importante não se esquecer de incentivá-lo a consumir muita água. Tenha sempre recipientes por perto. Sorvetinhos caninos e água de coco podem ser usados como mimos para que seu cachorro fique hidratado e queira consumir mais água, devido ao sabor adocicado desses alimentos.

Passeios com o dog

Mesmo estando muito quente, é possível manter os passeios. Porém, para que seja agradável, é importante procurar um local arejado com árvores ou dispor de algum objeto que produza sombra. Para cuidar do cão no verão em dias fora de casa, tenha água sempre à mão, e em hipótese alguma, deixe o animal te esperando dentro do carro, a temperatura do veículo sobe rapidamente mesmo com vidros abertos.

Proteja as patas durante a passeio

Completando a dica anterior, para cuidar do cão no verão em dias de passeio é imprescindível usar protetor nas patas do animal para que não sofram queimaduras devido à alta temperatura do piso/chão. Escolher as primeiras horas do dia ou a noite para dar aquela voltinha é uma boa dica para que o asfalto e ou areia estejam menos quentes.

Pulverizar água no pelo

Essa dica deve ser usada em momentos apropriados para diminuir a temperatura da pele do animal. Ao cuidar do cão no verão, pulverizar água sobre o pelo em uma quantidade suficiente para molhar, mas sem encharcar, é uma boa tática para refrescar. Mas atenção com a frequência da pulverização, não é bom que a pele do cãozinho esteja o tempo todo molhada.

Atenção às picadas

As pulgas e carrapatos são muito comuns nessa época do ano, o tempo úmido e abafado é ideal para que eles se reproduzam. Por isso ao cuidar do cão no verão, lembre-se de mantê-lo sempre com proteção, seja remédio ou coleiras, de acordo com a indicação do veterinário. Fique sempre atento porque se aumentam também a propensão a alergias e picadas de outros insetos.

Cortar o pelo

A tosa é uma forma de cuidar do cão no verão.  Cortar os pelos durantes o período quente, pode ajudar seu dog a fiar com a temperatura corporal mais equilibrada. É importante consultar um veterinário para confirmar a recomendação que pode variar de acordo com a raça.  E lembre-se que mesmo no calor, é preciso manter uma camada de pelos para a proteção do animal.

Alimentação leve e balanceada

É cientificamente comprovado, que a digestão é um dos processos fisiológicos que mais geram calor. Por isso a melhor forma de cuidar do cão no verão é oferecendo alimentos leves, com propriedades “resfriantes”. A tendência é que os animais comam menos, por isso, o melhor a fazer é oferecer a comida em um horário mais fresco.

Protetor solar para cuidar do seu cão no verão

Os cachorros também precisam proteger sua pele dos raios solares. Então para cuidar do cão no verão, faço uso de protetores veterinários para evitar queimaduras solares (comum em algumas raças, principalmente de cores claras).

 

Para não esquecermos dos pequenos, cuidado redobrado com os cães braquicefálicos, ou seja, de focinho achatado/curto, pois entram em hipertermia rapidamente e podendo, inclusive, ser fatal.

Com essas dicas, será muito mais fácil cuidar do cão no verão para que vocês dois possam aproveitar bastante a estação. Em casos de dúvidas consulte um veterinário. Siga nossas redes sociais e fique por dentro de muitas novidades do mundo pet.

Compartilhar