cuidar do cão no outono

5 dicas para cuidar do cão no outono

Com a mudança da estação, vêm  mais chuvas e as mudanças drásticas de temperatura. O outono traz o frio e também algumas doenças típicas, por isso deve redobrar a atenção com seu amiguinho. Segundo estatísticas, o atendimento de animais em clínicas e hospitais aumenta em 30% nessa época do ano. Veja abaixo 5 dicas para cuidar do cão no outono.

Cuidar do cão no outono: Uso de roupinhas

Além de serem uns minos, adotar o uso de roupinhas é uma forma de cuidar do cão no outono. Isso porque com os ventos, chuvas e a temperatura mais fria, roupas são boas soluções para aquecer principalmente os animais menos peludos. Escolha tecidos e modelos confortáveis para não incomodar.

Banhos

Para cuidar do cão no outono ou em qualquer estação deve-se manter a higiene em dia, porém em épocas mais frias, é preciso observar a necessidade de banhos frequentes. É essencial usar água quente, e secar bem o pelo. Se verificar que há pouca sujeira, o mais indicado é optar pelo banho seco com lenços umedecidos, por exemplo.

Hidratação

Engana-se quem pensa que a desidratação só acontece em dias muito quentes. Com o tempo mais frio, a tendência é que o animal beba menos água, e consequentemente se desidrate. Para cuidar do cão no outono e evitar problemas renais, é recomendável o uso de alimentos com maior umidade, ou de bebidas que incentivam a ingestão do líquido.

Doenças Respiratórias

Muito comuns nas estações mais frias, as doenças respiratórias ficam “a procura” do seu amiguinho. Causadas por vírus ou bactérias, elas trazem gripes, resfriados, tosses, espirros e febre. Por isso, para cuidar do cão no outono, evite a exposição prolongada ao vento, chuva ou umidade,principalmente a noite.

Problemas Oftalmológicos

Outro fator necessário para cuidar do cão no outono, é atenção com os problemas oftalmológicos. O vento seco, além das doenças respiratórios também reduzem a umidade dos olhos. É importante manter a limpeza dos olhos para evitar que a poluição ou que algum vírus cause problemas. E se notar qualquer modificação na região, procure imediatamente um veterinário.

A estação mudou, mas o amor pelo seu amiguinho continuo o mesmo, ou maior ainda não é mesmo? Esperamos que consiga usar as dicas para cuidar do cão no outono.

Gostou do artigo? Então siga nossas redes sociais e veja outros conteúdos sobre pets e bem-estar.
 Facebook e Instagram

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.